Apresentação


A 4 e 18 de outubro de 2014, o Município de Gondomar, o Centro de Formação Júlio Resende, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE-DSRN), a LIPOR, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), realizámos no Multiusos de Gondomar, o 1º ENCONTRO - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EM GONDOMAR que contou com a participação de um grupo alargado de docentes e outros técnicos com intervenção na área do Ambiente.

Pelo sucesso alcançado, alargámos a rede de parceiros, à Oficina - Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres, pretendendo dar continuidade a essa iniciativa, e promover uma segunda edição – 2º Encontro de Educação Ambiental e Sustentabilidade em Gondomar já nos próximos dias 8 e 9 de abril de 2016, igualmente na sala D’Ouro do Pavilhão Multiusos de Gondomar, para o qual convidamos V. Exa a participar.

Este Encontro, com uma forte componente prática, tem como eixos temáticos principais a Economia Circular - desafios e tendências europeias e a Biodiversidade, e conta com a participação maioritária de oradores, com formação académica especializada em Ambiente e atividade profissional no Ensino Universitário, gestores de ferramentas multimédia online, com um potencial extremo no ensino das temáticas ambientais, alusivas ao património nacional de biodiversidade, investigação marinha, sustentabilidade energética, alterações climáticas, e muito mais, colocando a investigação cientifica ao alcance do ensino básico e secundário e do cidadão.


Eixos Temáticos
:

  • Economia Circular;
  • Desperdício alimentar;
  • Sustentabilidade energética;
  • As ferramentas multimédia ao serviço da Educação Ambiental;
  • Os espaços exteriores e a biodiversidade;
  • Propostas de ensino das alterações climáticas.

Objetivos:

  • Contextualizar as principais politicas em matéria do ambiente, relacionando-as com a crise económica, ambiental e social;
  • Benefícios e obstáculos da sustentabilidade energética nos edifícios públicos;
  • A Investigação Cientifica ao alcance do ensino nas escolas e da comunidade;
  • As ferramentas multimédia no ensino das temáticas ambientais;
  • O papel dos cidadãos no conhecimento e preservação do património da biodiversidade nacional;
  • Promover a troca de experiências e de aprendizagens visando a cooperação em Educação Ambiental;
  • Promover a participação cidadã através das tecnologias e aplicativos móveis.